Falando em jornalismo devo lembrar à todos interessados, que um dos maiores jornalistas do mundo nem era chamado de jornalista naquela época, refiro-me ao Sr. Alexandre Dumas (Le ´pere) o Pai.
William Bonner, Paulo Henrique Amorim, Boris Casoy, Milton Neves não são formados em jornalismo mas são expressões exponenciais no jornalismo brasileiro. A exigência do diploma surgiu em1969 quando a ditadura militar quis dificultar o acesso a redação dos jornais pelos intelectuais de esquerda exigindo o respectivo diploma.
Recentemente o presidente da Wordpress Institute afirmou que esta exigência descabida só existe na América Latina, e com certeza satisfaz aos interesse das faculdades e sindicato de classe que precisam espernear para manter seus associados e garantir sua sobrevivência.
Traçando um paralelo relembramos a exigência na aprovação no exame da OAB que é diferente de um exame de ordem, pois tal exame seria aplicado pelo Estado e não por um órgão de classe que o torna suspeito para aplicação do referido exame.
Diante dos absurdos que se lê na impressa e das ações ajuizadas pelo Ministério Público percebe-se que o exame não tem atendido aos interesses da sociedade e muito menos qualifica o aluno, pois ele só precisa ter uma boa memória, o verdadeiro advogado é forjado pela prática nos tribunais.
Assim como o diploma não faz o jornalista , o exame da OAB não faz o advogado, tudo isso mera retórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário