TRANSLATE - TRADUTOR

sábado, 31 de março de 2012

PRÓSTATA PARTE I

Conforme estudo divulgado pela associação USPSTF ( united states preventive services task force ), pesquisadores de saúde, apontou que não há muita vantagem na aplicção do teste conhecido como Antigeno Prostatico Especifico, ou PSA usado em muitos paises para diagnosticar, a monitorar, e controlar a evolução da doença.

Uns contra outros a favor ( médicos ) polemizam sobre o fato de que a análise dos resultados mostra pouco ou nenhum beneficio a longo prazo no PSA para amaioria dos homens que, a despeito de serem identificados como portadores de cancer, nunca chegariam a desenvolver os sintomas da doença.  O exame expõe milhares de individuos testados, nos quais se detecta o cancer da próstata a complicações advindas do tratamento, como impotência e a incontinência urinária, sem contar nas consequências psicológicas, que pode até levar o individuo ao suicídio. 

Seria conveniente e adequado iniciar um tratamento de cancer de próstata após um resultado positivo em um exame como PSA ? O ponto "x" da questão não esta exatamente aí, pois nem sempre o cancer é agressivo a ponto de matar alguém, em muitos casos o paciente é tratado e acaba morrendo por outras causas.

A USPSTF mostrou em numeros desde 1985, mais de um milhão de homens foram tratados após o resultado do PSA. pelo menos 5 mil morreram logo após o tratamento, e outros 300 mil sofreram de impotência, ou incontinêcia urinária, ou dos dois, e em muitos dos casos a terapia foi inadequada.

segunda-feira, 26 de março de 2012